sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dicas Para Relaxar a Mente e Diminuir as Preocupações


EXERCITE-SE. Corra dois quilômetros ou pratique um esporte. Depois disso, é quase garantido que você se sinta menos preocupado. O exercício reduz a tensão, queima o excesso de agressividade e frustração, aumenta o sentimento de bem estar, melhora o sono e ajuda a concentração. Provavelmente é o melhor agente natural de combate à preocupação.

RESPIRE. O controle respiratório pode reduzir a preocupação. Por exemplo, respire fundo e soltar o ar devagar pode fornecer alívio temporário. Respirar várias vezes pode ser melhor ainda.

CRIE VÍNCULOS. Faça parte de algo maior do que você mesmo. Ligue-se a família, amigos, organizações, vizinhança, igreja e trabalho. Ao ampliar sua ligação com a vida, você se sente forte e a sensação de vulnerabilidade diminui.

FALE COM DEUS. Reze todos os dias. Estudos mostram que pessoas que crêem em Deus têm menos depressão. Transfira para o Senhor o poder que é Dele. Livre-se de sua necessidade impossível de controle. Se você não for religioso, medite. Oração e meditação nos ajudam a manter o mundo em perspectiva, pois acalma a mente.

ESTRUTURE MELHOR SUA VIDA. Muitas preocupações do dia-a-dia têm relação com a desorganização. O que esqueci, perdi, deixei de ver? Para remediar isso, faça uma lista Mantenha uma agenda diária.

FAÇA ALGO DE QUE GOSTA. É quase impossível preocupasse exageradamente quando se está ocupado com algo agradável.

IGNORE JORNAIS SENSACIONALISTAS. A mídia adora más notícias e nos dilacera com histórias perturbadoras. Se você não limitar a quantidade de notícias que consome, terá uma overdose de preocupações.

NAO BEBA DEMAIS. Alcool e drogas podem diminui a capacidade de lidar com a preocupação, pois causam depressão. E podem induzi-lo a tomar atitudes que depois serão motivos de muitas preocupações.

PERMITA-SE MAIS CONTATO FÍSICO. As pessoas vivem melhor quando são tocadas e abraçadas. Somos espécie social, não nos damos bem com o isolamento. Descubra alguém de quem goste muito e abrace essa pessoa com freqüência. É maravilhoso abraçar os filhos, um irmão ou um sobrinho, por exemplo.

LEVANTE-SE. Desligue-se da preocupação tóxica no momento em que sentir que ela está envolvendo você. Faça isso conscientemente. Levante-se da cadeira, dê uma volta, converse com um amigo. Não deixe afundar na preocupação. Quanto mais tempo você deixá-la durar, mais difícil é escapar.

PONHA MúSICA EM SUA VIDA. Sem que saibamos por quê, a música reduz a tensão e a ansiedade e, além disso, pode nos fazer produzir mais. Transforme sua casa em um lugar de música agradável. Cante. É difícil se preocupar e cantar ao mesmo tempo.

CHORE. Às vezes, a preocupação é uma forma de tristeza reprimida. Há momentos em que você precisa deixar fluir um rio de lágrimas. Isso pode lavar as preocupações.

RIA. Tanto quanto puder. O humor é uma das melhores formas de lidar com a preocupação ou com as tensões da vida. Vale a pena rir, mesmo em momentos difíceis. A preocupação tóxica quase sempre implica a perda de perspectiva, e o humor costuma restaurá-la.

Enfim Não faça tempestade em copo d'água.

Dr. Edward M. Hallowell

Referencia: Marcos Lacerda

2 comentários:

  1. ameeeei teu post! Vou colocar em prática algumas dessas dicas que eu não colocava;
    beeeeijos :*

    ResponderExcluir
  2. Oie Kamile :]
    Adoreei seu blog, mt boom msm (=
    To seguindo ele, sempre vou dar uma passadinha akiie !
    Entra no meu tbm, acho qe vooc vai gostar ;)
    Beijinhoos :*

    ResponderExcluir

Diz ai?? O que achou deste texto ?